Caminhoneiros fazem protesto no Porto de Santos

No início da madrugada desta segunda-feira,17, caminhoneiros realizaram uma manifestação na entrada do porto de Santos, o maior do Brasil, De acordo com informações da administração portuária, não houve bloqueio da via.

Alguns dos manifestantes estacionaram os pesadões no canteiro central de uma avenida de acesso ao porto, para quem chega pela Rodovia Anchieta. A via não foi bloqueada, pois segundo informações da assessoria de imprensa portuária, a administração teria conseguido uma liminar na justiça para que os motoristas de caminhão não bloqueassem os acessos ao porto.

Caminhoneiros fazem protesto em Santos

Caminhoneiros fazem protesto no porto de Santos
O protesto é realizado dias após de o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), adiar o julgamento de ações de inconstitucionalidade da tabela de frete mínimo

Ainda segundo a a assessoria , o Sindicato dos Condutores Autônomos de Santos recebeu a ordem judicial e cumpriu. No entanto, de acordo a Globonews, alguns motoristas que chegam ao porto foram convencidos pelos manifestantes a retornar, deixando de levar as mercadorias aos terminais.

O motivo dos protestos é, entre outras coisas, por uma redução no ICMS do diesel, como forma de baratear o combustível, que responde pela maior parte dos custos da categoria.

O protesto é realizado dias após de o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), adiar o julgamento de ações de inconstitucionalidade da tabela de frete mínimo, que estava marcado para esta semana. Uma audiência de conciliação foi marcada para março.

A manifestação ocorre em um momento importante para o escoamento da safra de soja do Brasil, que está em colheita. O porto, contudo, também recebe cargas por ferrovia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima