Coronavírus uma ameaça real

Os gigantes das redes sociais pediram aos seus funcionários de todo o mundo que trabalhem em forma de home office, ou seja de casa. O pedido foi feito pelo Twitter e também pela gigante Google. O pedido das empresas é um esforço para tentar frear a propagação do novo coronavírus, após os sintomas de gripe apresentados por algumas pessoas no setor de trabalho.

A epidemia de covid-19 se propagou a todos os continentes desde o surgimento na China no fim do ano passado. A doença provocou mais de 3.100 mortes e infectou mais de 90 mil pessoas.

Como prevenir o coronavírus?

O fato é que o coronavírus é uma ameaça real e que cuidado e medida de prevenção devem ser adotados.

cornavírus
Coronavírus: É preciso ter cuidado

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima