O que é empreendedorismo

o que e empreendedorismo

Historicamente o empreendedorismo tem sido definido como uma maneira diferenciada de alocação de recursos e otimização de processos organizacionais sempre de forma criativa visando a diminuição de custos e melhoria de resultados. O termo é constantemente relacionado à criação de novos negócios geralmente micro e pequenas empresas por trás desses negócios estão indivíduos diferenciados conhecidos por empreendedores.

Conceitos de empreendedorismo

Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor dedicado tempo e esforços necessários assumindo os riscos financeiros e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal empreendedorismo é o ato de estudar as características do empreendedor de sucesso.

O empreendedorismo ainda não é considerado uma ciência embora seja uma das áreas onde mais se as pesquisas se publica isso quer dizer que ainda não existem paradigmas padrões que possam nos garantir que a partir de certas circunstâncias haverá um empreendedor de sucesso. Empreendedorismo é um comportamento e não traço de personalidade.

Definições de empreendedor

O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões, o empreendedor é alguém que sonha e tenta transformar o seu sonho em realidade. O empreendedor sente a necessidade de realizar coisas novas, pôr em prática as idéias próprias, tornar seus sonhos realidades através de atividades planejadas, empreendedores são pessoas que precisam ser dono de suas próprias decisões e seus próprios caminhos, isto não significa falta de limite ou parâmetros, é o sujeito com forte necessidade de realização.

O empreendedor possui habilidade de influenciar pessoas, e sente a necessidade de ter seu próprio negócio e aproveitar as oportunidades que surgem em qualquer definição de empreendedorismo. Encontra se pelo menos os seguintes aspectos referentes ao empreendedor, iniciativa para criar e inovar e paixão pelo que faz, utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.

O empreendedor é uma pessoa que empreende que constrói algo novo, alguém que possui uma visão à frente, enxerga o futuro e se propõe a construí-lo, alguém que tem motivação e energia para promover mudanças, é um agente de transformação. O empreendedor é alguém que não está satisfeito com o estado das coisas, deseja construir um novo tipo de empreendedores.

Tipos de Empreendedor

Empreendedor de negócios é aquele que identificou oportunidades no mercado planeja construir novas empresas. Empreendedor interno é aquele indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha reinventa a empresa e os negócios.

O empreendedor comunitário ou social é, aquele que promove mudanças, reúne recursos e constroem benefício para a comunidade, e voluntariado.

O empreendedor descobre e transforma oportunidades em produtos e negócios inovadores, corre riscos calculados. O empreendedor não está em busca de aventuras, e sim de resultados, a exigência de qualidade e eficiência, e padrões de qualidade com menores custos, esse é o desafio, persistência. veja também outros tipos de empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima